segunda-feira, 7 de junho de 2010

SANTO ANTÓNIO

Santo António de Lisboa, também conhecido como Santo António de Pádua, nasceu em Lisboa no dia 15 de Agosto de 1195 com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.
De família nobre e rica, eram seus pais senhor Martinho de Azevedo, Perfeito de Lisboa e dona Teresa, que pertencia à alta nobreza. O menino cresceu cercado de todos os cuidados: boa instrução moral, científica e religiosa e muito conforto.
Estudou na catedral os rudimentos e aos 15 anos de idade entrou em São Vicente de Fora, no mosteiro dos cónegos regrantes de Santo Agostinho, onde fez o noviciado e mudou o seu nome para António.
Santo António é o padroeiro da cidade de Lisboa e o seu dia, 13 de Junho, é o feriado municipal desta cidade. As festas em honra de Santo António começam logo na noite do dia 12. Todos os anos a cidade organiza as marchas populares, grande desfile alegórico que desce a Avenida da Liberdade (principal artéria da cidade), no qual competem os diferentes bairros. Um grande fogo-de-artifício costuma encerrar o desfile. Os rapazes compram um manjerico (planta aromática) num pequeno vaso, para oferecer à namorada, o qual traz uma bandeirinha com uma quadra popular, por vezes brejeira ou jocosa. A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a Lisboa há arraiais, locais engalanados onde se comem sardinhas assadas na brasa, bebe vinho tinto, ouve música e se dança até de madrugada, sobretudo no antigo e muito típico Bairro de Alfama. Santo António de Lisboa é considerado por muitos católicos um grande Santo, sendo-lhe atribuído um notável número de milagres, desde os primeiros tempos após a sua morte até aos dias de hoje.
Protector dos noivos, é tradição em Lisboa realizar-se um casamento colectivo, no dia 13 de Junho, na sua igreja, junto à Sé de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário